Sabia que malhar no frio ajuda a emagrecer?

É DITO E FEITO: basta esfriar um tiquinho que a preguiça já chega chegando e as idas à academia se tornam cada vez mais raras, não é mesmo?

Infelizmente, no frio é muito comum as pessoas deixarem seus planos de lado, principalmente, os ligados a exercícios físicos. Afinal, a temperatura gelada desestimula qualquer um. Mas, já reparou que quanto mais enrolamos para fazer algo, e acabamos por não fazê-lo, mais frustados ficamos depois?

Para evitar essa frustação, a psicóloga Márcia Maroni dá uma dica:

“Se você quer chegar a algum lugar, tem que colocar isso na cabeça e traçar uma meta”.

Acredite, isso lhe dará forças para encarar a atividade física independentemente do clima.

Precisa de mais um estímulo para criar coragem para se exercitar com esse tempo gelado? Então vamos lá: se exercitar no frio proporciona mais gasto calórico!


De acordo com Thiago Saldanha, personal trainer e especialista em fisiologia do exercício, no inverno, qualquer exercício promove um aumento no gasto calórico do organismo, que pode chegar a 30%.

“Para se manter aquecido, o corpo tende a aumentar o consumo de energia em até cinco vezes, e essas mudanças fisiológicas geradas pelo frio podem potencializar os efeitos dos exercícios no organismo”.

Segundo Saldanha, podemos realizar todo tipo de atividade, mas é importante darmos atenção especial ao aquecimento e alongamento antes do início da prática para evitar lesões. Isso porque a musculatura tende a ficar mais rígida no frio.

“Um bom alongamento e um aquecimento leve são excelentes para preparar o corpo e o organismo , além de ótimos para espantar a preguiça”.


DICAS PARA NÃO PERDER O PIQUE:

  • Convide um amigo para se exercitar com você – a companhia é um incentivo extra.
  • Se possível, procure um lugar para praticar atividades perto de casa – a distância as vezes também desanimam.
  • Tenha em mente um objetivo – Trace metas, e mesmo que demore para chegar aonde quer não desista, afinal você não tem nada a perder em insistir, não é verdade!
  • Já tentou fazer aulas em grupo – O exercício fica mais leve e você acaba se envolvendo mais, já que está todo mundo no mesmo barco.
  • Se der, compre roupas e acessórios fitness aos poucos – assim se manterá sempre motivado para usá-los.
  • Pense que o verão está chegando! – Então não pode deixar pra depois, tem que correr atrás.
  • Se costuma sentir muito frio – Opte por exercícios que possam ser feitos em lugares fechados.
  • Odeio aqueles aparelhos de academia – existem muitos exercícios que podem ser feitos fora deles, e muitas vezes surtem mais efeito, com caminhadas, dança, lutas…



Não é só a preguiça que vem com o frio!

O clima faz com que ocorram mudanças no corpo, como a tal da TERMOGÊNESE (que está fortemente ligada ao metabolismo), um processo em que o organismo equilibra a temperatura interna com a externa, chegando na ideal (cerca de 36 graus Celcius). Por exemplo, se estiver muito quente, nós transpiramos muito, mas, sim, ficamos arrepiados e o corpo terá que queimar energia para esquentá-lo.

Como para aquecer o nosso corpo precisamos de mais calorias, no inverno, é comum que nossa fome aumente – e consequentemente o peso também. Porém, há alguns alimentos que ajudam nessa hora, como um “truque” para induzir a termogênese.

Eles favorecem a elevação da temperatura corporal. Com isso, o organismo entende que está quente e começa a tentar voltar ao estado natural, eliminando o calor e, assim, começamos a suar, tendo maior gasto de calorias.


Alimentos que ajudam a induzir a termogênese

   



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...